Da teoria à experiência de realização dodocumentário fílmico
2014; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 16 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo principal da pesquisa e a analise da experiencia de realizacao de um filme documentario, considerando como bases as teorias tradicionais do cinema documentario e o pensamento dos documentaristas. Parte-se do problema verificado quanto ao baixo numero de pesquisas sobre realizacao filmica, em especial sobre realizacao de documentarios, e chegase ate a questao essencial: o que a experiencia de realizacao de um filme documentario apresenta que as teorias nao contemplam? Tornam-se objetivos complementares a delimitacao de um conceito de cinema documentario norteado por perspectivas realistas e a organizacao de um arcabouco teorico relativo ao pensamento de cineastas documentaristas. A metodologia de trabalho esta fundada em um rastreamento bibliografico comparativo que apresenta tres percursos teoricos principais. Primeiro, o pensamento realista que norteia a definicao conceitual de documentario com a qual trabalho, com destaque para autores como Charles Sanders Peirce e Ivo Assad Ibri, que permitem o entendimento da relacao do homem com o mundo e suas representacoes realistas, independente de serem filmicas ou nao. Tambem, as teorias de Andre Bazin, que tratam de um aporte teorico do realismo no cinema, em sua ontologia da imagem cinetica. Em segundo lugar, as teorias do cinema documentario em seu trânsito desde o vies fenomenologico, passando pelo pos-estruturalismo e chegando ao vies cognitivo-analitico, como proposto por Bill Nichols, Manuela Penafria, Carl Plantinga e Fernao Ramos. Por fim, o pensamento dos documentaristas, coletado e organizado no trabalho como propostas teoricas. Foram selecionados, seguindo criterios especificos, dez documentaristas: Robert Flaherty, Dziga Vertov, John Grierson, Frederick Wiseman, Jean Rouch, Errol Morris, Sergei Dvortsevoy, Eduardo Coutinho, Joao Moreira Salles e Pedro Costa. Diante do relativismo conceitual predominante nos estudos de cinema documentario atuais, brasileiros e internacionais, proponho um entendimento realista do documentarismo, com aporte das tendencias teoricas predominantes em seus pensamentos relacionados aos estilos etico-formais de interacao dos documentaristas com o mundo e suas consequentes logicas de representacao, para entao chegar a analise do processo de realizacao propriamente dito. O corpus de analise da pesquisa e o processo de realizacao do documentario Santa Teresa, realizado para a pesquisa e, nela, analisado. A realizacao percorre o periodo compreendido entre a metade de 2011 e o fim de 2013
Referência(s)