Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENSINO BILÍNGUE EM NATAL/RN: UM MAPEAMENTO PRELIMINAR DO CONTEXTO

2013; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; Volume: 1; Issue: 34 Linguagem: Português

10.18309/anp.v1i34.671

ISSN

1982-7830

Autores

Orlando Vian, Janaína Weissheimer, Lígia Chiappini Moraes Leite, Rodrigo Nascimento de Queiroz, Wilka Catarina da Silva Soares, José Mauro Souza Uchôa, James Araújo de Vasconcelos,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este texto objetiva traçar um mapa preliminar do ensino bilíngue em Natal/RN com base nos conceitos de sujeito bilíngue (GROSJEAN, 1982; WEI, 2000) e de educação bilíngue (HAMERS; BLANC, 2000; FISHMAN; LOVAS, 1970; DALE; TANNER, 2012). Os dados foram gerados através de questionários e entrevistas em quatro escolas particulares da região urbana da cidade. Os resultados indicam que a maioria das escolas aplica o bilinguismo parcial biletrado, com diferenças em relação à carga horária dedicada a cada uma das línguas

Referência(s)