
O ENSINO BILÍNGUE EM NATAL/RN: UM MAPEAMENTO PRELIMINAR DO CONTEXTO
2013; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; Volume: 1; Issue: 34 Linguagem: Português
10.18309/anp.v1i34.671
ISSN1982-7830
AutoresOrlando Vian, Janaína Weissheimer, Lígia Chiappini Moraes Leite, Rodrigo Nascimento de Queiroz, Wilka Catarina da Silva Soares, José Mauro Souza Uchôa, James Araújo de Vasconcelos,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste texto objetiva traçar um mapa preliminar do ensino bilíngue em Natal/RN com base nos conceitos de sujeito bilíngue (GROSJEAN, 1982; WEI, 2000) e de educação bilíngue (HAMERS; BLANC, 2000; FISHMAN; LOVAS, 1970; DALE; TANNER, 2012). Os dados foram gerados através de questionários e entrevistas em quatro escolas particulares da região urbana da cidade. Os resultados indicam que a maioria das escolas aplica o bilinguismo parcial biletrado, com diferenças em relação à carga horária dedicada a cada uma das línguas
Referência(s)