Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O HIBRIDISMO TECNOLÓGICO DIGITAL NA CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO DIGITAL VIRTUAL DE CONVIVÊNCIA: FORMAÇÃO DO EDUCADOR

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5216/ia.v40i3.35419

ISSN

1981-8416

Autores

Luciana Backes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo aborda a formação do educador por meio das tecnologias digitais emergentes. A pesquisa contempla dois aspectos: contexto do hibridismo tecnológico digital; configuração dos espaços digitais virtuais de convivência. A reflexão ocorreu nos cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França, no contexto do hibridismo tecnológico digital composto por: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Comunicador Instantâneo; Blog e Metaverso. Por meio da metodologia de Estudo de Caso, evidenciamos que o espaço digital virtual de convivência se configura quando: os seres humanos representam a sua percepção em espaços digitais virtuais; a partir da representação de cada ser humano se instaura a perturbação, pois o outro é legítimo; há a necessidade de compensar a perturbação configurando um espaço comum, numa perspectiva de coexistência e de emergência.

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