
ATRIBUTOS IMPORTANTES NO E-COMMERCE DE LIVROS: a percepção dos clientes
2016; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5892/ruvrd.v13i1.2934
ISSN2236-5362
AutoresSérgio Augusto Fajardo de ALENCAR, Marlusa Gosling, Lilian Domingues SANTANA, Kelly Cristine Oliveira Meira,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoO objetivo deste estudo foi identificar e analisar os diferentes atributos que podem ser considerados como importantes pelos compradores de livros pela internet na decisão de compra. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 301 pessoas através de um survey online. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os compradores de livro pela internet dão maior importância a aspectos de confiabilidade e segurança da loja virtual, enquanto as dimensões de desempenho do sistema e conveniência, embora notadamente importante, não parecem ter o mesmo peso. Foi também constatado que há uma tendência à adoção das lojas virtuais como principal canal de compra de livros. A principal contribuição desta pesquisa é a colaboração na compreensão mais clara de quais sejam os aspectos mais influentes no comportamento do consumidor de livros no varejo virtual.
Referência(s)