
<b> Atitudes de alunos expectadores de práticas de bullyng na escola/Attitudes of bullying practices bystanders students at school<b>
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/cienccuidsaude.v15i1.29403
ISSN1984-7513
AutoresIgor Soares Vieira, Andréia Poschi Barbosa Torales, Marlizete Maldonado Vargas, Cristiane Costa da Cunha Oliveira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo foi analisar a prevalência de alunos que testemunham situações de violência escolar, com identificação de atitudes desses espectadores na problemática do bullying em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, Brasil. Estudo transversal de natureza quantitativa, desenvolvido no período de agosto de 2012 a setembro de 2013. Participaram 753 adolescentes. O plano amostral foi baseado na população de alunos matriculados em escolas públicas estaduais da Grande Aracaju. Foi utilizado um questionário validado de Violência entre Pares desenvolvido na Universidade de Lisboa. Mais da metade dos sujeitos da pesquisa (51,4%) testemunharam situações de violência. Entre formas de agressão mais observadas, o bullying verbal teve maior frequência (55,60%), seguido do bullying físico (29%). As principais reações das vítimas de bullying, e dos que presenciaram alguma situação de agressão foi não revidar (42,6%), pedir ao agressor para parar (21,8%) e recorrer a um adulto (12,87%). As vítimas foram apoiadas positivamente pelos espectadores principalmente quando o agressor era do sexo masculino, mais velho e integrado na mesma turma. O apoio ao agressor ocorreu quando maus-tratos foram perpetuados por indivíduos mais velhos, do sexo masculino e pertencentes a outra turma. Os espectadores ainda não constituem uma rede de amparo, envolvendo-se passivamente no término do bullying.
Referência(s)