Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: spe Linguagem: Português

10.1590/1983-2117201517s07

ISSN

1983-2117

Autores

Marcelo Tadeu Motokane,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar os princípios que baseiam a produção das Sequências Didáticas Investigativas (SDI) do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências). Tais sequências têm como foco o ensino de ecologia e se utilizam do processo de alfabetização científica e do ensino por investigação para promover a produção de argumentos em sala de aula e justificar a sua importância para a aprendizagem da ciência. As sequências apresentam problemas científicos que levam à construção de argumentos. As aplicações e as análises das sequências didáticas têm demonstrado que há espaço para o desenvolvimento de argumentos falados e escritos. Porém tem sido um desafio construir orientações para que o professor possa mediar as atividades com a finalidade de produzir argumentos válidos, baseados em conhecimentos científicos em suas justificativas.

Referência(s)