
Efeitos de um programa de criatividade para professoras em alunos do ensino fundamental
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 32; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/0103-166x2015000400018
ISSN1982-0275
AutoresFernanda do Carmo Gonçalves dos Santos, Denise de Souza Fleith,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEste estudo, com delineamento quase-experimental, objetivou investigar os efeitos, a curto e médio prazo, de um programa de criatividade para professoras. Foram analisados a criatividade, o autoconceito, a motivação para aprender e a percepção de clima para criatividade em sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Participaram 119 crianças, sendo 71 do grupo de tratamento e 48 do grupo controle, e 5 professoras, dentre as quais 3 foram treinadas. Foram utilizados o Teste Torrance de Pensamento Criativo e as Escalas de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental, Autoconceito Infanto-Juvenil e Percepção de Clima para Criatividade em Sala de Aula. Os resultados indicaram ganhos nos escores de criativdade e percepção do clima para a criatividade a curto e médio prazo, de autoconceito global e familiar a médio prazo, e de motivação intrínseca a curto prazo a alunos das professoras treinadas. Conclui-se que é viável e eficaz implementar programas de criatividade no contexto escolar.
Referência(s)