
Políticas de promoção da saúde e potenciais conflitos de interesses que envolvem o setor privado comercial
2016; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.1590/1413-81232015216.06772016
ISSN1678-4561
AutoresLuciene Burlandy, Veruska Prado Alexandre, Fábio da Silva Gomes, Inês Rugani Ribeiro de Castro, Patrícia Camacho Dias, Patrícia Henriques, Camila Maranha Paes de Carvalho, Paulo César Pereira de Castro,
Tópico(s)Pharmaceutical industry and healthcare
ResumoResumo O estudo analisou os potenciais conflitos de interesses (CDI) que envolvem o setor privado comercial no âmbito das políticas de promoção da saúde (PS), especialmente em sua interface com o campo da alimentação e nutrição no Brasil. Consideraram-se as influências do ideário internacional nesse processo e, para tal, foram analisadas as duas edições da Política Nacional de Promoção da Saúde (2006 e 2014) e os pactos internacionais que as subsidiaram. O estudo pautou-se em método de análise documental, considerando as seguintes dimensões e categorias de análise: na dimensão do ideário da PS foram identificados os enfoques, os princípios e as estratégias propostos; na dimensão dos CDI foram identificadas a abordagem do tema nos documentos, as relações com o setor privado comercial, e as propostas denominadas “parcerias público-privado”. Concluiu-se que a abordagem de CDI ainda é frágil nessas políticas. O debate é despolitizado quando não são explicitadas as assimetrias de poder entre os setores envolvidos nas relações público-privado, ou quando são desconsideradas as práticas do setor privado comercial que ferem objetivos, princípios e valores das políticas de PS.
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