Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de critérios socioambientais na seleção e desenvolvimento de fornecedores de produtos marcas próprias pelo grande varejo brasileiro: um estudo qualitativo múltiplo

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0104-530x918-13

ISSN

1806-9649

Autores

Omar El Faro, Rogério Cerávolo Calia,

Tópico(s)

Global trade, sustainability, and social impact

Resumo

Empresas multinacionais têm se deparado com a necessidade de adotar práticas sustentáveis, ocorrendo o mesmo com grandes redes varejistas. Os produtos marcas próprias, uma vez que carregam a bandeira dos varejistas alinhados à sustentabilidade, acabam tendo que se adequar a estes padrões. Esta pesquisa contribui com a literatura do varejo, pois há poucos estudos envolvendo marcas próprias e seus aspectos socioambientais. Tem como objetivo investigar como e quais são os aspectos socioambientais valorizados pelo varejo em relação aos fornecedores de marcas próprias. Mais do que isso, pretende entender quais certificações e indicadores são utilizados para assegurar se os padrões sustentáveis têm sido respeitados. Para isso, o método de pesquisa adotado foi o qualitativo, tendo como forma de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com três dos dez grandes varejistas no Brasil, três fornecedores de marcas próprias e a Abmapro, além de consulta a documentos. A análise dos dados foi feita com a técnica de análise de conteúdo (critério semântico), sendo os dados agrupados em categorias temáticas. Como resultado, obteve-se um panorama sobre quais indicadores socioambientais são exigidos nos contratos de fornecimento e como a verificação do cumprimento desses quesitos ocorre na relação varejo e fornecedores de produtos marcas próprias.

Referência(s)