Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

HOMESCHOOLING NO BRASIL: AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO OU VIA DE PRIVATIZAÇÃO?

2016; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 37; Issue: 134 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302016157215

ISSN

1678-4626

Autores

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta o debate sobre a temática do homeschooling , analisando-o como um direito individual de liberdade de escolha das famílias, sendo uma opção destas pelo ensino de seus filhos no âmbito privado. Aumenta o número de famílias brasileiras que optam por retirar seus filhos da escola e ensiná-los em casa, bem como se amplia o movimento em prol da mudança da legislação para a normatização do ensino em casa no país. Questiona-se, então, o significado da educação dentro do contexto maior que envolve o Estado Democrático de Direito, bem como a educação como um bem público, com fins públicos e privados, diante da prática do homeschooling e suas possíveis implicações para a privatização da educação.

Referência(s)