
FUNDAMENTOS DA MEDITAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: TRANSDISCIPLINARIDADE, HOLÍSTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/teri.v5i2.38797
ISSN2237-079X
AutoresMariana Duarte Rocha, José Francisco Mejía Flores, Luciana Fernandes Marquês,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho se constitui numa perspectiva de formação de professores de educação infantil voltada para a educação integral da criança. O objetivo é verificar em que medida as práticas contemplativas, como a meditação, podem contribuir para a construção de significados que ultrapassem os conhecimentos práticos do cotidiano. As reflexões salientam a importância das atividades voltadas para a compreensão da natureza, suas leis e processos de preservação da vida e como a ciência contribui para sua preservação. A inserção da criança como ser do mundo e não somente estando no mundo é o foco principal dos aprendizados. A partir desse entendimento acredita-se que a reflexão sobre as atividades práticas e teóricas realizadas pelas crianças deva servir de suporte para a construção de significados para suas ações e teorizações que ocorrem nas atividades diárias, em momentos de meditação. Concluímos que a prática da meditação pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento como atividade do espírito em processos de autoconhecimento. Além desenvolver a capacidade de crítica sobre a presença de cada um no mundo, a criança ampliará sua compreensão a respeito da natureza e seu estar no mundo caracterizando princípios de alfabetização científica num processo integrado de desenvolvimento.
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