Artigo Acesso aberto Produção Nacional

FUNDAMENTOS DA MEDITAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: TRANSDISCIPLINARIDADE, HOLÍSTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/teri.v5i2.38797

ISSN

2237-079X

Autores

Mariana Duarte Rocha, José Francisco Mejía Flores, Luciana Fernandes Marquês,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho se constitui numa perspectiva de formação de professores de educação infantil voltada para a educação integral da criança. O objetivo é verificar em que medida as práticas contemplativas, como a meditação, podem contribuir para a construção de significados que ultrapassem os conhecimentos práticos do cotidiano. As reflexões salientam a importância das atividades voltadas para a compreensão da natureza, suas leis e processos de preservação da vida e como a ciência contribui para sua preservação. A inserção da criança como ser do mundo e não somente estando no mundo é o foco principal dos aprendizados. A partir desse entendimento acredita-se que a reflexão sobre as atividades práticas e teóricas realizadas pelas crianças deva servir de suporte para a construção de significados para suas ações e teorizações que ocorrem nas atividades diárias, em momentos de meditação. Concluímos que a prática da meditação pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento como atividade do espírito em processos de autoconhecimento. Além desenvolver a capacidade de crítica sobre a presença de cada um no mundo, a criança ampliará sua compreensão a respeito da natureza e seu estar no mundo caracterizando princípios de alfabetização científica num processo integrado de desenvolvimento.

Referência(s)