
A formação para matemática do professor de anos iniciais
2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1516-731320160020014
ISSN1980-850X
AutoresJaqueline de Morais Costa, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Ercules Costa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo A formação do pedagogo para atuar no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi o foco desta pesquisa, cujo objetivo é analisar as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de instituições do Estado do Paraná e verificar o tempo disponibilizado para a formação ofertada na área de matemática. Como proposta metodológica, empregou-se uma pesquisa documental, com análises das matrizes curriculares de 59 (cinquenta e nove) instituições que oferecem o curso de Pedagogia no mesmo Estado, com foco na formação em matemática. Verificou-se que há nos currículos a inclusão de estudos pertinentes para a formação geral em matemática do futuro educador, contudo, existe um número expressivo de cursos que contemplam uma carga horária reduzida na formação em matemática. Conclui-se que as matrizes curriculares para a formação do pedagogo no Estado do Paraná têm mostrado uma abordagem tímida para a formação em matemática.
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