Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Leitura na Educação em Ciências

2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1516-731320160020001

ISSN

1980-850X

Autores

María José P. M. de Almeida, Cassiano Rezende Pagliarini,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Sao inumeros os estudos dedicados ao desenvolvimento da Educacao em Ciencias enquanto area de pesquisa no Brasil. Neles sao apontados antecedentes e possiveis fatores que teriam levado a sua constituicao ou ao percurso de alguns aspectos dessa area. Dentre esses trabalhos, citam-se aqui: Almeida (1989, 2012), Almeida Jr. (1979, 1980); Barra e Lorenz (1986); Delizoicov, Slongo e Lorenzetti (2013); Ferreira, Gomes e Lopes (2001); Ferreira e Moreira (2001); Krasilchik (2000); Lopes (2000); Megid Neto e Pacheco (2001); Moreira (2000); Nardi (2014); Nardi e Almeida (2007); Schnetzler (2002); e Villani (1981, 1982).A leitura desses trabalhos evidencia que a consolidacao da area ocorreu a partir da acao de diferentes instituicoes, de problemas bastante variados e, como ocorre em outras areas de humanas, com sustentacao em referenciais teorico-metodologicos muitas vezes divergentes uns dos outros. Sendo assim, consideram-se que seria uma tarefa bastante complexa apontar os principais temas abordados nas pesquisas da Educacao em Ciencias.Entretanto, dentre os muitos indicios da relevância de um tema em uma area de in-vestigacao, destaca-se, sem duvida, sua inclusao nas linhas tematicas dos grandes eventos de pesquisa da area. Nesse sentido, com o intuito de abordar elementos da presenca da Leitura na Educacao em Ciencias, busca-se a presenca dessa abordagem nas atas dos tres ultimos Encon -tros de Pesquisa em Educacao em Ciencias (ENPEC), realizados em 2011, 2013 e 2015. Com pequenas variacoes no titulo das linhas: Linguagem e ensino de ciencias no VIII ENPEC e Linguagens, discursos e educacao em ciencias no IX e X, nas ementas dessas tres linhas, nota-se a presenca da Leitura.O estudo com leitura no âmbito do ensino de Ciencias e anterior ao primeiro ENPEC, ocorrido em 1997. Esse fato fica evidente em um numero especial do

Referência(s)