
IDOSO E INTERNET: Novos Olhares
2013; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.21527/2176-7114.2006.11.23-27
ISSN2176-7114
AutoresLetícia Rocha Machado, Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza, Marcia Paul Waquil,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste trabalho e resultado de uma pesquisa realizada com idosos participantes de oficinas de inclusao digital na PUCRS, tendo como objetivos: Identificar as principais ferramentas da Internet utilizadas por idosos e os motivos que levaram idosos a utilizarem tais ferramentas; Analisar as dificuldades e facilidades na utilizacao destas ferramentas. Para tanto, a metodologia utilizada foi numa abordagem quantitativo-qualitativa, interpretativa. Os dados foram coletados por entrevistas semi-estruturadas com questoes norteadoras e observacao participante junto aos idosos, com media de 67,89 anos, integrantes de oficinas de inclusao digital na PUCRS, tendo como problema de pesquisa: Quais as principais ferramentas de comunicacao e informacao da Internet utilizadas pelos idosos? Os resultados apontaram que as ferramentas mais utilizadas sao: e-mail 99%, sites de busca 99%, comunicacao sincrona 50%, sites de noticiais 30%.Os motivos que levaram a utilizacao foram: pesquisa, comunicacao, atualizacao e curiosidade. As dificuldades foram relacionadas as opcoes que as ferramentas de e-mails disponibilizam (abrir anexos, anexar e encaminhar, navegacao nos sites contendo layouts confusos e com pouca informacao). Como facilidades idosos apontaram a navegacao dos sites de busca. Desta forma a pesquisa mostrou que a comunicacao via Internet para os idosos possibilita o contato, as vezes instantaneamente, com entes queridos. Para os idosos a comunicacao nao deve ser banal, mas uma troca de palavras ou imagens significativas e afetivas. Os sites de busca representam “portas” para as informacoes visuais e escritas, fascinando com sua gama de assuntos diversificados, sendo uma fonte “infinita” de informacoes. A alfabetizacao tecnologica de idosos deve ser alcancada tambem na utilizacao de novas formas de comunicacao e interacao on-line, construindo, assim, o conhecimento.
Referência(s)