Artigo Revisado por pares

Clarice Lispector: o aprendizado de um nome

2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

2177-3807

Autores

Nuria Girona Fibla,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente texto tem como objetivo destacar o exercicio amoroso e a constituicao do ser movido pelo desejo como elementos tematico-formais presentes nos textos de Clarice Lispector. Partindo da analise de contos, como “A legiao estrangeira”, “Come, meu filho”, “Miopia progressiva”, inseridos em Felicidade clandestina , e de romances como A hora da estrela e A paixao segundo G. H. , a autora destaca o aprendizado amoroso como uma especie de busca pelo eu. Todavia, esse aprendizado, efetuado sempre por meio da linguagem ou do silencio, acaba por fracassar a medida que as personagens veem frustradas suas expectativas com relacao ao objeto de desejo. This paper aims to highlight the loving exercise and the being formation driven by the desire as thematic-formal elements present in Clarice Lispector texts. Based on the analysis of short stories such as “The Foreign Legion” (“A legiao estrangeira”), “Eat, my son” (“Come, meu filho”) “Progressive Myopia” (“Miopia progressiva”), from the book Clandestine Happiness ( Felicidade Clandestina ), and novels like The Hour of the Star and The passion according to G. H. , the author highlights the love learning as a kind of quest for the Self. However, this learning - always made through language or silence - ultimately fails as the characters note that their expectations were frustrated regarding the object of desire.

Referência(s)