Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM: O QUE DIZEM OS ENFERMEIROS DOCENTES

2016; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21675/2357-707x.2016.v7.n1.662

ISSN

2357-707X

Autores

Elaine Cristina Dias Franco, Amanda Nathale Soares, Maria Flávia Gazzinelli,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Objetivo: estudo que buscou identificar como se configura o conceito de currículo integrado nos discursos de enfermeiros docentes de graduação em Enfermagem. Metodologia: estudo de caso em que foram realizadas entrevistas com sete docentes e os dados foram analisados pela técnica da análise de discurso. Resultados: o conceito de currículo integrado relacionou-se as diferenças entre os currículos tradicional e integrado, à organização em espiral dos conteúdos, à integração ensino-serviço e à sua relação com o trabalho no Sistema Único de Saúde. Conclusões: há uma contribuição para a ampliação das discussões sobre o currículo integrado e as suas potencialidades para a formação do enfermeiro.Descritores: Enfermagem, Ensino superior, Currículo.THE INTEGRATED CURRICULUM IN HIGHER EDUCATION IN NURSING: WHAT THEY SAY TEACHERS NURSESObjective: the study that aimed to identify the configuration of the concept of integrated curriculum in the speeches nurses of undergraduate nursing faculty. Methodology: case study whose interviews were conducted with seven teachers and the data were analyzed by the technique of discourse analysis. Results: the concept of integrated curriculum related to the differences between traditional and integrated curricula, the organization spiral of the contents, the teaching-service integration and its relation to the work in the National Health System. Conclusions: there is a contribution to the expansion of the discussions on the integrated curriculum and its potential for the formation of the nurse.Descriptors: Nursing, Higher education, Curriculum.EL PLAN DE ESTUDIOS INTEGRADO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN ENFERMERÍA: LO QUE DICEN LOS MAESTROS ENFERMERASObjetivo: estudio que trató de identificar la configuración del concepto de currículo integrado en los discursos de los profesores de enfermería. Metodologia: estudio de caso em que se entrevistó a siete maestros y los datos fueron analizados por la análisis del discurso. Resultados: el concepto de plan de estudios integrado en relación con las diferencias entre los planes de estudios tradicionales e integrada, la espiral organización de los contenidos, la integración docencia-servicio y su relación con el Sistema Nacional de Salud. Conclusións: hay una contribución a la expansión de las discusiones en el plan de estudios integrado y su potencial para la formación de los enfermeras.Descriptores: Enfermería, Enseñanza Superior, Plan de Estudios.

Referência(s)
Altmetric
PlumX