
A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS NA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
2016; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.19177/reen.v9e1201658-94
ISSN1984-3372
AutoresMonique Gaviraghi, Fernanda Lazzari, Gabriel Sperandio Milan,
Tópico(s)International Business and FDI
ResumoEste estudo analisou as principais características culturais brasileiras e seu impacto na negociação internacional. O método escolhido para operacionalizar a pesquisa foi o estudo qualitativo-exploratório, com a aplicação de entrevistas individuais, sendo quatro delas realizadas com experts e outras oito com negociadores de diversas nacionalidades, que têm frequente contato com a cultura e executivos brasileiros. Fatores culturais como distância de poder, coletivismo, nepotismo, aversão à incerteza, orientação de curto prazo, proximidade espacial, complexo de inferioridade e religiosidade são características presentes na cultura brasileira e que podem causar alguma influência na negociação que envolve a interação com pessoas de diferentes nacionalidades.
Referência(s)