Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS NA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

2016; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19177/reen.v9e1201658-94

ISSN

1984-3372

Autores

Monique Gaviraghi, Fernanda Lazzari, Gabriel Sperandio Milan,

Tópico(s)

International Business and FDI

Resumo

Este estudo analisou as principais características culturais brasileiras e seu impacto na negociação internacional. O método escolhido para operacionalizar a pesquisa foi o estudo qualitativo-exploratório, com a aplicação de entrevistas individuais, sendo quatro delas realizadas com experts e outras oito com negociadores de diversas nacionalidades, que têm frequente contato com a cultura e executivos brasileiros. Fatores culturais como distância de poder, coletivismo, nepotismo, aversão à incerteza, orientação de curto prazo, proximidade espacial, complexo de inferioridade e religiosidade são características presentes na cultura brasileira e que podem causar alguma influência na negociação que envolve a interação com pessoas de diferentes nacionalidades.

Referência(s)