DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE AS DIMENSÕES PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA NA GESTÃO ESCOLAR: UM DEBATE EM QUESTÃO
2015; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 5; Issue: 14 Linguagem: Português
10.25242/88765142015840
ISSN2236-8876
AutoresGeraldo Sardinha, Abilio Diniz, Jeieli Melo Ribeiro,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAs transformacoes politicas e economicas que vem acontecendo na sociedade, cada vez mais, demandam uma escola democratica que atenda aos novos contextos sociais, ou seja, uma escola que cumpra sua funcao social. Neste contexto, a participacao e o dialogo na tomada de decisoes nas escolas, bem como a articulacao entre as dimensoes pedagogica e administrativa sao indispensaveis para a construcao de um ambiente escolar que possa oportunizar a formacao de sujeitos engajados em defender/reivindicarem seus direitos como cidadaos e por meio de seus deveres construirem uma sociedade menos desigual. E com base neste contexto que o presente trabalho buscou analisar/refletir como a gestao escolar lida com seu papel pedagogico, visto que segundo Souza (2006), a maioria das escolas publicas, ainda tem uma gestao marcada pelo conceito de ensino tradicional que contempla em sua forma de gerir uma instituicao os processos administrativos e burocraticos com mais vigor. Esse estudo e fruto de uma pesquisa qualitativa realizada no Instituto Superior de Educacao Professor Aldo Muylaert, em Campos dos Goytacazes, em 2014 como requisito para conclusao do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tratou-se de um estudo de caso levando em conta sua amplitude subjetiva e contemporânea, fundamentado metodologicamente em Minayo (2011), para reflexoes acerca do tema e do trabalho de duas diretoras da escola campo. Conforme os estudos teoricos abordados neste trabalho, pelos autores Paro (2010), Luck (2011) e Souza (2006), pode-se ressaltar a compreensao de que a partir de meados da decada de 80, com as reformas da educacao, um novo olhar sobre a gestao escolar nasce mostrando o quao e limitado gerir uma instituicao que abarque somente os aspectos administrativos. Foi possivel identificar na pesquisa de campo que ha uma grande distância entre as intencoes e a realidade no que tange a participacao da gestao no contexto pedagogico. Ha por grande parte da comunidade escolar um desinteresse em assumir responsabilidades na gestao da escola, dessa forma, que acaba por sobrecarregar aos que de fato competem estes cargos. Outro aspecto relevante nessa discussao e que segundo Luck(2011), quanto maior a escola, mais burocratica ela sera e maior sera o desafio para a gestao de lidar com o administrativo e o pedagogico , demandando por parte do gestor seu papel de lider para trabalhar de forma cooperada com a comunidade escolar, incentivando e engajando a todos neste trabalho, assim todos e inclusive ele (diretor) poderao participar do trabalho pedagogico. Na instituicao pesquisada uma gestora esta mais ligada ao pedagogico que a outra. Dessa forma, esta que se mostra mais intima das questoes pedagogicas, consegue ter uma visao mais ampla dos desafios e possibilidades de lidar com as duas dimensoes: administrativa e pedagogica. Assim, foi possivel revelar que ela tem mais experiencia e conhecimento neste sentindo, para poder apontar quais sao os caminhos que se deve percorrer para aumentar esta participacao. Com isso, fica evidente que o engajamento com o pedagogico proporciona um olhar mais atento ao que a escola necessita para melhorar a qualidade de forma geral. Outro fator que ficou bem claro neste trabalho e a importância do planejamento para a compreensao da totalidade da escola, no que tange os aspectos politicos e pedagogicos. A participacao da comunidade escolar na elaboracao do PPP e um dos maiores desafios, porem precisa ser vencido, visto que o ideal de planejamento escolar esta pautado na organizacao dos rumos da escola, tais que terao o envolvimento de todos e por isso devem ter sua participacao desde sua construcao. Ultrapassar essa barreira requer a compreensao da complexidade do trabalho diario na escola, a falta de pessoal, a cultura do individualismo, entre outros problemas que demonstram que e preciso criar espacos para participacao, reduzindo a distância entre o pedagogico e administrativo no contexto escolar atual. Palavras chave: Administracao escolar, Gestao escolar, Dimensao Pedagogica.
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