Influência das qualificações académicas e percurso curricular de comportamento violento
2015; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-353920150193885
ISSN2175-3539
AutoresFélix Zurita Ortega, José María Vilches Aznar, Asunción Martínez Martínez, Manuel Castro Sánchez,
Tópico(s)Crime Patterns and Interventions
ResumoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e estabelecer a incidência de qualificações, escolha de percursos curriculares e local de residência sobre comportamento violento e vitimização entre adolescentes de 13-17 anos de Granada (Espanha). A participação de um total de 2.273 adolescentes permitiu o registro e avaliação das variáveis Acadêmicas, Família, Gênero, vitimização (Escala de Vitimização na Escola) e Comportamento Violento (medido com a Escala de Conduta Violenta na Escola). Os resultados mostraram que os adolescentes com qualificações mais baixas, que vivem em abrigos e que no itinerário curricular pretendiam inscrever-se na formação profissional ou inserir-se no mercado de trabalho apresentaram comportamentos mais agressivos e de vitimização do que os alunos com melhores notas médias (bons e excelentes), que procuravam continuar estudando no Ensino Superior e que residiam na casa da família.
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