
EFFECTS OF CORPORATE REPUTATION IN THE COST OF EQUITY ON BRAZILIAN LISTED COMPANIES
2016; Linguagem: Português
10.4270/ruc.2016110
ISSN1809-3337
AutoresIzabela Paranaíba Calegari, Rodrigo de Souza Gonçalves, André Luiz Marques Serrano, Jomar Miranda Rodrigues,
Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
ResumoA reputação corporativa é uma representação da avaliação dos usuários a respeito das ações da empresa, as quais podem aumentar o capital reputacional e reduzir os riscos inerentes à atividade. Assim sendo, essa pesquisa tem por objetivo verificar os efeitos contributivos da reputação corporativa na redução do custo de capital próprio das empresas brasileiras listadas. Como a reputação corporativa é um conjunto de percepções de diferentes stakeholders , utilizou-se: i) o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para captar percepções de investidores, agentes do meio ambiente, auditores independentes e organizações de finalidade pública, ii) o ranking da revista "As Melhores da Dinheiro" para captar percepções de analistas de mercado e iii) o Índice de Social Disclosure (ISD), elaborado por Gonçalves et al. (2014), para captar percepções dos investidores e usuários externos. Quanto ao custo de capital próprio, foi utilizado o modelo de crescimento de Gordon. Para concretizar o objetivo, foram analisadas 56 empresas presentes na carteira teórica do Ibovespa nos anos de 2008 a 2012. Os resultados evidenciam que as métricas de reputação corporativa, tais como o ISE e o ISD contribuíram negativamente com o custo de capital, ao passo que o ranking da revista "As Melhores da Dinheiro" demonstrou ser positiva a contribuição para com o custo de capital. Conclui-se, portanto, que a sinalização por parte das empresas por meio de métricas de reputação corporativa, tais como evidenciação social e listagem no ISE, contribui positivamente no capital reputacional da organização e, por consequência, na redução do risco e no custo de capital próprio.
Referência(s)