
Efetividade da intervenção educativa no conhecimento de homens relacionado às doenças cardiovasculares
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1982-0194201600006
ISSN1982-0194
AutoresGabriela Schiavon Ganassin, Elza Monteiro da Silva, Adriano Marçal Pimenta, Sônia Silva Marcon,
Tópico(s)Global Public Health Policies and Epidemiology
ResumoResumo Objetivo Comparar o conhecimento sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares antes e após intervenção educativa realizada com homens metalúrgicos. Métodos Estudo de intervenção, realizado com 135 metalúrgicos, com idades entre 18 e 70 anos. O conhecimento sobre doenças cardiovasculares foi determinado pelo questionário Heart Disease Fact Questionnaire (HDFQ-2). Foram utilizados testes t de Student para amostras independentes e de Mann-Whitney, na comparação entre grupos, e testes t de Student para amostras dependentes e de Wilcoxon, na avaliação pareada. Resultados Tanto no grupo intervenção quanto no controle houve aumento estatisticamente significativo de 1,4 pontos na média do conhecimento entre o momento de base e o de seguimento. Conclusão A intervenção educativa, realizada em grupo, no local de trabalho e em horário de almoço, mostrou-se uma estratégia possível e eficaz para aumentar o conhecimento de homens sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Referência(s)