Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O BINÔMIO PRODUÇÃO E CONSUMO À LUZ DOS CONCEITOS DA CULTURA E DA IDEOLOGIA

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/teri.v5i2.38790

ISSN

2237-079X

Autores

Fábio Carlos Rodrigues Alves,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O eixo em torno do qual gira esta pesquisa, é um argumento que pode contrariar o senso comum e mesmo parte do senso científico. A pesquisa, desenvolvido a partir de conceitos marxistas, parte do desígnio de que a produção, impulsionada pelo modo de produção capitalista, e não o consumo, é a responsável pela devastação ambiental. Nesse diapasão, acreditamos que não se deve responsabilizar apenas o consumidor pelos problemas ambientais hodiernos, haja vista que empresários capitalistas se abrigam sob um véu eco-ideológico, lastreado no modo de produção capitalista. Ademais, o consumidor, como elo de uma cadeia inflexível de produção e reprodução, apenas cumpre seu papel e realiza o ato do consumo. Nesse desiderato, a produção cria as mercadorias que se tornarão necessidades para os consumidores, devidamente agraciadas com o seu próprio fetiche. Ainda, visando à divulgação e/ou impulsionamento das vendas das mercadorias produzidas, os empresários contratam os mais criativos publicitários, e por meio daquele sagrado equipamento de comunicação, a televisão, as propagandas televisivas, dosam cultura e ideologia, e tornam o consumo um ato cultuado na sociedade capitalista.

Referência(s)
Altmetric
PlumX