Artigo Produção Nacional

Praça de bolso do ciclista de Curitiba/PR : idealização, cotidiano e o uso da bicicleta como forma de contestação

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1981-3171

Autores

Daniella Tschöke Santana,

Tópico(s)

Contemporary Social and Educational Issues

Resumo

Esta pesquisa tematiza um espaco publico localizado na cidade de Curitiba/PR, a Praca de Bolso do Ciclista (PBC). A praca e “de bolso”, pois apresenta 127m² de area e e tambem designada “do ciclista”, pois foi idealizada por um grupo de cicloativistas da cidade, grande parte integrantes da Associacao de Ciclistas do Alto Iguacu (CicloIguacu). Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo elucidar os processos que envolveram a implementacao da Praca de Bolso do Ciclista, buscando desvendar igualmente as formas de apropriacao da praca e sua relacao com as experiencias no âmbito do lazer. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo que pretendeu: (1) caracterizar o processo de planejamento e construcao da Praca de Bolso do Ciclista em Curitiba; (2) verificar a relacao entre poder publico e sociedade civil no processo de implementacao da PBC; (3) analisar as formas de apropriacao da PBC por seus usuarios, com o intuito de verificar quem dela se apropria, como o fazem, em quais momentos; (4) apontar os possiveis impactos da sua construcao para a regiao do entorno, a partir das experiencias de lazer na cidade, com enfoque nas praticas corporais. Foram utilizados como instrumentos metodologicos: documentos de diversas fontes, observacoes registradas em diario de campo, registros fotograficos e entrevistas semi-estruturadas. Os dados advindos das diferentes fontes e metodos foram reunidos, sistematizados e triangulados. Destaca-se que a PBC foi fruto de uma parceria entre poder publico e comunidade, representada pela CicloIguacu. O poder publico esteve aberto ao dialogo, ajudou no projeto inicial e disponibilizou parte dos materiais, mas a praca foi construida pela propria comunidade em regime de mutiroes, que aconteceram nos finais de semana e duraram cerca de cinco meses. Suas formas de apropriacao vem se mostrado controversas, pois ao mesmo tempo em que abriga atividades culturais e de lazer diversificadas, e palco de acoes de depredacao, de consumo exacerbado de bebidas alcoolicas e de realizacao de praticas ilicitas, como o trafico de drogas. A PBC gerou impactos para a regiao do entorno, principalmente atraindo mais pessoas a circular pelo local. Com todas as controversias decorrentes das suas formas de apropriacao, a construcao da PBC foi um movimento que concretizou uma possibilidade do reviver a e na cidade. Mais do que a objetiva construcao deste espaco de lazer, a iniciativa da implementacao da PBC esta imbuida de valores agregados, tais como evidenciar a importância dos ciclistas e dos beneficios trazidos pela locomocao por bicicleta, mas tambem promover a intensificacao do seu uso e alertar para a seguranca necessaria no trânsito, romper com a individualizacao crescente a partir da dimensao comunitaria e seu agir efetivo; chamar a atencao para a humanizacao e democratizacao da cidade. A pratica corporal do uso da bicicleta influencia a percepcao do meio urbano pelo ciclista, a partir de uma maior sensibilidade ao ambiente da cidade. Foi, nesse caso, o “vetor” que alavancou o movimento de idealizacao e construcao da PBC, considerado uma acao no âmbito do lazer enquanto pratica de liberdade.

Referência(s)