Artigo Produção Nacional

DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE O TERMO SEGREGAÇÃO

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2238-6211

Autores

Franciele Miranda Ferreira Dias,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O estudo da segregacao, seja residencial, socioespacial ou social, iniciou-se involuntariamente atraves de autores como Engels (1975). O interesse pelo tema e a evolucao de conceituacao intensificaram-se a partir do momento em que as cidades tornaram-se espacos de diferenciacao sociais mais acentuadas, tornando-se perceptivel que as classes sociais de maior poder aquisitivo separaram-se, quanto a localizacao de suas residencias no espaco urbano, daquelas classes sociais de menor poder aquisitivo, sendo perceptivel atraves das diferentes teorias sobre segregacao, que a localizacao das distintas classes sociais altera-se com o decorrer do tempo. Essas mudancas sao expressas atraves de diferentes enfoques teoricos-metodologicos, sendo o objetivo do presente antigo, demonstrar essas mudancas. Analisa-se distintos momentos historicos e como os estudos sobre o tema segregacao foram realizadas, destacando que, embora muitos autores que trataram inicialmente do tema nao sejam geografos, e nitido que a segregacao pode ser estudada pela geografia, uma vez que procura-se com esses estudos analisar espacos urbanos mais valorizados e tambem a disposicao das diferentes classes sociais nos mesmos. Nesse sentido, procura-se contribuir com um resgate teorico sobre como a segregacao tem sido estudada com o decorrer do tempo, para as cidades ocidentais.

Referência(s)