
A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química
2014; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.3895/s1982-873x2014000300008
ISSN1982-873X
AutoresFabiana Pauletti, Marcelo Prado Amaral Rosa, Francisco Catelli,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho é decorrente de um estudo bibliográfico e visa contextualizar a importância do ensino de Química explorar todos os níveis de representação do conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. A Química é uma ciência abstrata e para expressar conceitos apropria-se de inúmeras formas de representação, mediante os níveis de representação supracitados. A questão que guia nosso trabalho é: quais estratégias podem contribuir para coexistir os três níveis de representação no ensino de Química? Apresentamos duas estratégias de ensino que abrigam esses níveis de representação, tendo em vista a importância de o ensino abordar fenômenos químicos de forma concomitante entre os níveis de representação. As estratégias selecionadas são: i) aulas experimentais; ii) softwares computacionais.
Referência(s)