
Efeito Doppler com tablet e smartphone
2016; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0006
ISSN1806-9126
AutoresA.C.P. Fernandes, T. Auler, J. A. O. Huguenin, W. F. Balthazar,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoUm importante fenômeno físico, com várias aplicações tecnológicas, é o conhecido efeito Doppler. Face a sua importância, esse é um tema comum em praticamente todos os livros de ensino médio e superior. Não obstante, é um tema de difícil abordagem experimental, principalmente em escolas que não possuem um laboratório didático bem equipado. Neste trabalho, apresentamos um experimento didático, que permita a medida da frequência Doppler para ondas sonoras. Para tal, utilizamos como recursos didáticos aparelhos que fazem parte do cotidiano dos alunos, a saber, tablets, smartphones e softwares livres. Acreditamos que a utilização destes aparelhos torna a proposta de ”baixo custo”e acessível a grande parte das escolas brasileiras.
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