Artigo Revisado por pares

O LEGADO DO ENSINO DA PSICOLOGIA NOS CURSOS DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO SOBRE OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

2015; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 5; Issue: 18 Linguagem: Português

10.25242/88685182015797

ISSN

2236-8868

Autores

R.S. Gebara, T.R. Silva, E.H. Ribeiro-Andrade,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) sao unidades complexas, destinadas ao atendimento de pacientes graves, que demandam espaco fisico especifico, recursos humanos especializados e instrumentais tecnologicos avancados, que as tornam um ambiente de alta complexidade (MARUITI; GALDEANO, 2007). Sua estrutura fisica associada as condicoes dos pacientes, normalmente criticas, e a intensa atividade da equipe multidisciplinar, fazem com que a populacao considere essa unidade um ambiente hostil. Dentre os fatores presentes no ambiente de alta complexidade que geram estresse na equipe, destacam-se: o pouco preparo para lidar com a constante presenca de mortes, as frequentes situacoes de emergencia, a falta de profissionais e de materiais, o ruido constante das aparelhagens, o despreparo para lidar com as frequentes mudancas no arsenal tecnologico, o sofrimento dos familiares, o conflito no relacionamento, dentre outros. Neste aspecto, a disciplina de Psicologia tem desempenhado um importante papel em alguns cursos universitarios de saude. Um dos propositos desta aplicacao da psicologia e preparar os alunos para o enfrentamento de diversas situacoes, assumindo um espirito critico e equilibrio emocional frente as mesmas. (SCARINCLA et al., 1989). Sendo assim, o objetivo deste estudo e avaliar o perfil da disciplina Psicologia Aplicada a Enfermagem, refletindo sobre o legado desta para a atuacao destes profissionais na UTI. O presente estudo contou com um questionario aberto elaborado com a finalidade de levantar dados sobre o perfil da disciplina Psicologia da Saude quando da formacao de um profissional de Enfermagem ja graduado e inserido no mercado. As perguntas buscavam avaliar de que maneira os conteudos vistos na referida disciplina eram de fato aplicaveis ao cotidiano da pratica da Enfermagem. A entrevista se deu com uma enfermeira, que atua na area ha 5 anos no segmento publico do municipio de Campos dos Goytacazes, na Unidade de Terapia Intensiva. A pesquisa fora realizada no ambiente hospitalar, no mes de setembro de 2014. Os resultados obtidos durante a entrevista indicaram que a essencia da disciplina estava relacionada mais a questoes eticas e com pouca fundamentacao teorica. Em funcao desta experiencia, a enfermeira L.S.P afirmou que utiliza muito pouco dos recursos da Psicologia no seu setor de trabalho gerando hoje um prejuizo. Ressalta que a sobrecarga laboral associada ao grande fluxo de procedimentos, responsabilidades, estresses, cansaco fisico, cansaco mental e dificuldades no relacionamento interpessoal impedem que os profissionais de enfermagem estejam mais proximos do paciente. L.S.P relatou destacou tambem as inumeras questoes emocionais dos pacientes, como os casos depressivos pela solidao, tempo de permanencia prolongada e dependencia dos servicos profissionais. Fatores como medo, sentimentos de negacao dos familiares e cuidadores constituem-se desafios diarios da atuacao em UTI, acredita a enfermeira. Afirma ainda que os conhecimentos obtidos durante a formacao do profissional de enfermagem poderiam e deveriam auxiliar a sua atuacao no setor de trabalho, todavia, destaca que a maior dificuldade ainda e separar o lado profissional do pessoal. A entrevista apontou-nos para uma necessidade de rever a maneira como as questoes emocionais tao presentes no cotidiano dos cuidados em saude podem ser trabalhadas por ocasiao da formacao dos futuros enfermeiros. Identificamos um pequeno aproveitamento da disciplina na ocasiao da formacao, mas uma grande e urgente demanda da aplicacao da Psicologia aos cuidados prestados e no suporte dos profissionais. Acreditamos que uma maior carga horaria para a referida disciplina, uma reavaliacao por parte dos docentes acerca dos conteudos e embasamentos propostos, bem como a utilizacao de metodologias vivenciais de ensino, poderiam favorecer um ampliar das possibilidades de reflexao acerca de temas pertinentes. Palavras-chave: Enfermagem, UTI, Psicologia da Saude, Psicologia, Ensino.

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