Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Do nutricionismo à comida: a culinária como estratégia metodológica de educação alimentar e nutricional

2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/rhupe.2015.19950

ISSN

1983-2567

Autores

Maria Fátima Garcia de Menezes, Luciana Azevedo Maldonado,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) hoje se consolida como uma atividade estratégica no atual cenário de transição nutricional e nas políticas e programas. De um modelo biomédico prescritivo avança para um modelo que incorpora os determinantes sociais e reconhece a questão da cultura como elemento chave da relação do homem com o alimento. O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão crítica sobre o uso da culinária como estratégia metodológica de educação alimentar e nutricional, em especial, no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Discute-se o atual cenário da EAN, o enfrentamento das DCNT e o consequente processo de medicalização da comida. Aponta-se como perspectiva o enfoque da comida e o uso da culinária nas atividades de EAN pelo potencial de articular ciência e cotidiano, formação teórica e prática, e alimentação e cultura. Por fim, considera-se que o uso da culinária é uma ferramenta potente para reforçar um canal de diálogo entre profissionais e usuários frente aos desafios da alimentação saudável na vida contemporânea. Descritores : Alimentos; Culinária; Educação alimentar e nutricional.

Referência(s)