
Experimento demonstrativo de levitação supercondutora: Ferramenta para problematização de conceitos físicos
2015; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11173721751
ISSN1806-9126
AutoresAbraão L. dos Santos, Adriana G. Presotto, Mário P.C. Júnior, Gilberto A. de Brito, Cláudio Teodoro De Carvalho, Rafael Zadorosny,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
Resumo<p>Em meados da década de 1980, os ditos supercondutores cerâmicos foram descobertos. Estes materiais se destacam por possuírem temperaturas de transição superiores à do nitrogênio líquido (<italic>T</italic> = 77 K). Este líquido criogênico possui um custo e facilidade de obtenção muito mais vantajosos se comparado com o hélio líquido (<italic>T</italic> = 4, 2 K). Assim, as possibilidades de aplicações desses materiais se ampliaram. Tais aplicações se adequam, em geral, aos esforços por buscas de fontes de energia limpas e a estruturação de uma sociedade sustentável por conta das propriedades dos supercondutores (por exemplo, resistividade nula e diamagnetismo perfeito). Neste trabalho apresentaremos a montagem de um experimento de levitação supercondutora que pode ser usado em problematizações a alunos do ensino médio além de incentivá-los a optarem por uma carreira científica.</p>
Referência(s)