
Elia Suleiman e as crônicas contra a desaparição // ELIA SULEIMAN AND THE CHRONICLES AGAINST DISAPPEARANCE
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9771/contemporanea.v11i3.8859
ISSN1809-9386
AutoresÂngela Prysthon, Marcelo Caldeira Pedroso,
Tópico(s)Globalization and Cultural Identity
ResumoO presente artigo busca abordar os filmes do cineasta palestino Elia Suleiman a partir da moldura teorica do cinema mundial contemporâneo (especialmente no que diz respeito as tentativas de delimitar os contornos de suas vertentes mais perifericas) e da articulacao entre a sua estetica e os contextos politicos e sociais que eles refletem. Uma das nossas hipoteses iniciais e que a politica encampada por Suleiman escapa as categorizacoes usuais do cinema politico atraves da ironia, do nonsense e do burlesco face ao horror do contexto palestino. Tais elementos reconfiguram a propria nocao de politica no cinema: Suleiman opta pela singularidade, pelo absurdo e pelo inusitado que emergem do real, que brotam desse arido cotidiano sem esperanca dos territorios ocupados e que dao forma a complexidade da situacao - tanto que essa forma se revela necessariamente hibrida, ambigua e desconcertante. Suleiman, tanto pela centralidade de sua obra na filmografia palestina, como pelo seu papel de vanguarda no cinema mundial, oferece-nos uma possibilidade de compreensao do cinema como um espaco de enunciacao de resistencia, como alternativa visual e encarnacao visivel da existencia palestina. Atraves do comentario sobre seus principais filmes – particularmente sobre o seu segundo longa-metragem, Intervencao Divina (2002) – nosso principal objetivo e investigar as correspondencias e as rupturas entre estetica filmica e fatos politicos. Elia Suleiman and the chronicles against disappearance ABSTRACT The present essay addresses the Palestinian Elia Suleiman’s films from the theoretical framework of contemporary World Cinema studies (especially when they are concerned with the contours of its more peripheral aspects) and the articulation of their aesthetics and the political and social contexts that hey reflect. One of our initial hypotheses is that the politics championed by Suleiman escapes the usual categorizations of political cinema via irony, nonsense and a burlesque tone in the face of the horror of the Palestinian reality. Such elements reconfigure the very notion of politics in film: Suleiman opts for singularity, the absurd and the unusual that emerge from reality, that sprout from the arid and hopeless every day of the occupied territories and that give form to the complexity of the situation - so that this form necessarily reveals itself to be hybrid, ambiguous, disconcerting. Suleiman, because both of the centrality of his work in Palestinian filmography and his role as an avant-garde in World Cinema, offers us a possibility of understanding cinema as a space of enunciation of resistance, as a visual alternative and visible embodiment of Palestinian existence. Reviewing his main films – particularly his second feature film, Divine Intervention (2002) – our main goal is to investigate the correspondences and ruptures between filmic aesthetics and political facts. KEYWORDS: peripheral cinema; political cinema; Palestinian fimography
Referência(s)