
Literatura infantil e educação: ensinando através de personagens diferentes
2016; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 29; Issue: 95 Linguagem: Português
10.24109/2176-6673.emaberto.29i95.%p
ISSN2176-6673
AutoresRosa Maria Hessel Silveira, Edgar Roberto Kirchof,
Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoInicialmente, sao apresentadas algumas formas empregadas pelos autores que, historicamente, estabeleceram a correlacao entre a literatura infantil e a educacao, abordando alguns topicos da longa historia da presenca de personagens diferentes na literatura ocidental. Estranheza, familiaridade, admiracao, repulsa, zombaria, piedade e curiosidade sao alguns dos sentidos ligados a personagens marcados pela diferenca no cânone literario infantil universal, como o Pequeno Polegar, a Bela e a Fera, o Soldadinho de Chumbo etc. E feita uma sintese das tendencias predominantes de representacao da diferenca na literatura infantil contemporânea, em que o tema se torna com frequencia o eixo central do enredo. Como exemplos bem-sucedidos da abordagem literaria da diferenca na literatura infantil, sao analisados tres livros que tematizam a cegueira, fugindo ao didatismo e aos cliches do genero.
Referência(s)