TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO: COMPREENDER E CONTEXTUALIZAR PARA DECORAR

2015; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 5; Issue: 14 Linguagem: Português

10.25242/88765142015870

ISSN

2236-8876

Autores

F.F. Ribeiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensino da tabuada sempre fez parte do curriculo de Matematica dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estudos mostram que elas deveriam ser construidas e ensinadas de forma significativa, de modo que os alunos compreendam os fatos aritmeticos da multiplicacao, estabelecam conexoes matematicas e assim possam apreende-las por meio de situacoes problema que partam de sua realidade socio cultural e dos seus saberes, e nao simplesmente decora-la, sem que isso tenha qualquer sentido. Se as atividades de construcao e consulta das tabuadas forem significativas, aumenta-se a chance dos alunos a memorizarem naturalmente, assim como fazem com os enderecos, numeros de telefones e suas musicas favoritas, oportunizando dessa forma a sua real aprendizagem. O trabalho com a construcao da ideia multiplicativa foi desenvolvido Ensino Fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA). No 2o ano o uso de material manipulativo foi essencial para que os alunos percebessem a resolucao das problematizacoes em diferentes contextos e visualizassem as quantidades envolvidas para entao representa-las com numeros e simbolos aritmeticos, associando a adicao com a multiplicacao. No 3o ano do Ensino Fundamental, da mesma instituicao de ensino, reforca-se a memorizacao com o uso e a aplicacao das tabelas multiplicativas em jogos variados em sala e no laboratorio de informatica, alem de videos de parodias da “Tabuada cantada”. As sequencias didaticas desenvolvidas nas aulas de Matematica no 2o e no 3o ano do Ensino Fundamental do CENSA evidenciam que os alunos compreendem que a multiplicacao agiliza o processo da adicao de muitas parcelas iguais, constroem e usam as tabuadas multiplicativas apos a compreensao da mesma, conseguindo memoriza-las a partir de uma aprendizagem significativa e ludica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX