Género e Autor

2009; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Teresa Mendes Flores,

Tópico(s)

Media, Journalism, and Communication History

Resumo

O Paradigma do Documentario e um texto que nos devolve o olhar de Manuela Penafria sobre o cinema de Antonio Campos (1922 -1999) que, a partir dele, propoe uma reflexao sobre a natureza do proprio cinema. Editada recentemente pelo LabCom da Universidade da Beira Interior (acessivel em www.livroslabcom.ubi.pt/sinopse/penafria_manuela_ paradigma_doc.html) esta investigacao constitui parte da tese de doutoramento da autora e contribui, desde logo, para sistematizar a bibliografia, na sua maior parte artigos de jornais ou de catalogos, e a filmografia do cineasta, que se encontravam dispersos apesar das referencias ao autor em algumas das poucas “historias do cinema portugues”, uma Historia em grande parte “ainda por fazer” como comenta a investigadora. Dai que uma das mais-valias deste trabalho, consistente com a atitude de Manuela Penafria na partilha do saber e na promocao da investigacao do cinema portugues, e a reuniao dessa documentacao comentada por si – ver por exemplo “bibliografia anotada” ou “filmografia cronologica, premios e exibicoes” e que constitui, por isso, muito mais do que um simples “anexo”, possibilitando uma real abertura do debate a partir de varias das suas fontes, apesar de, no caso dos filmes, muitos nao serem facilmente acessiveis. A problematica que orienta a investigacao e a de saber “que lugar ocupa o documentario no cinema?” (Penafria, 2009, p. 5) e a estrategia adoptada foi a do estudo de caso, lancando, entao, esta interrogacao a partir do trabalho cinematografico de Antonio Campos, cuja producao se situa entre os anos 40 e 90 do seculo passado, com destaque para

Referência(s)