Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Da Bossa Nova ao Clube da Esquina: dialogos e relacoes estetico-musicais na Musica Popular Brasileira

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ouv16-v11n1a2015-13

ISSN

1983-1005

Autores

Sheyla Castro Diniz,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

Este artigo explora alguns aspectos estético-musicais que ligam duas manifestações da Música Popular Brasileira: a Bossa Nova e o Clube da Esquina. A primeira desenvolveu-se no Rio de Janeiro aproximadamente em 1958, ganhando, quase concomitantemente, sua vertente belo-horizontina pelas mãos dos músicos Pacífico Mascarenhas e Roberto Guimarães. A segunda refere-se a um conjunto de artistas "mineiros" que despontou no cenário fonográfico em 1967, tendo como principal expoente Milton Nascimento. Tal articulação permite-nos entender um pouco mais sobre os novos paradigmas lançados à produção da música popular no Brasil a partir do surgimento da Bossa Nova e como esta recebeu diferentes rearranjos em algumas canções do Clube da Esquina.

Referência(s)
Altmetric
PlumX