Análise das Motivações do Consumidor de Fast-Fashion
2016; Faculdade Meridional IMED; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18256/2237-7956/raimed.v6n1p56-71
ISSN2237-7956
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO fast-fashion e um modelo de negocios utilizado do varejo de moda que abrange desde a criacao do produto ate sua producao e distribuicao, com o objetivo responder rapidamente as constantes e cada vez mais frequentes mudancas de tendencias de moda e de demanda de consumo. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as motivacoes de compra do consumidor de fast-fashion no Brasil. A revisao da literatura abrangeu os temas moda e consumo, fast-fashion e motivacoes do consumidor de moda. Uma pesquisa exploratoria qualitativa atraves de entrevistas em profundidade foi realizada com especialistas do ramo da moda. Posteriormente uma pesquisa quantitativa com fins exploratorio-descritivos foi empregada. Este trabalho aponta a capacidade do fast-fashion de ressoar fortemente com motivacoes de carater emocional, cognitivo e social, que levam o consumidor a comprar mais e com maior frequencia do que se fosse motivado apenas por objetivos funcionais. As motivacoes de compra de fast-fashion relacionam-se principalmente com auto expressao, autoconfianca e preocupacao com imagem. Dentre os fatores chave para a decisao de compra do consumidor de fast-fashion destacam-se os menores precos, a variedade de modelos e produtos, e o ambiente das lojas. Este ultimo aspecto nao foi identificado previamente na literatura e representa um avanco no conhecimento cientifico sobre o tema.
Referência(s)