
Novo Código Comercial no Brasil e a unificação das obrigações no Código Civil de 2002
2016; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/prismaj.v13n2.5761
ISSN1983-9286
AutoresGina Vidal Marcílio Pompeu, Thiago Pinho de Andrade,
Tópico(s)Comparative International Legal Studies
ResumoA iminência da promulgação do novo Código Comercial no Brasil, torna necessário analisar a evolução histórica do direito comercial e regulações que permearam o contexto evolutivo deste ramo. O problema a ser averiguado é a necessidade de implementar codificação em detrimento de aprimoramento de técnicas de execução e compreensão das legislações já existentes. Analisa-se como se deu reflexão e criação de tais diplomas tendo como pano de fundo as necessidades e anseios à época, para após isso, observar as discussões acerca da “unificação” do direito privado e autonomia do direito comercial, tendo como parâmetro as legislações civilistas e comerciais, sobretudo, o projeto do novo Código Comercial. A metodologia aplicada foi bibliográfica e documental. Livros e artigos, e legislações que permearam desde o período da mercancia aos dias de hoje, mercado. Por fim, investiga acomodação de tal matéria, sobretudo, na atualidade, para assim, observar influências e eventuais necessidades sobre a temática.
Referência(s)