Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PERCEPÇÃO, PAISAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NA REGIÃO LITORÂNEA DE LAGUNA-SC, BRASIL

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/0102-4698125694

ISSN

1982-6621

Autores

Fátima Elizabeti Marcomin, Michèle Sato,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

RESUMO: Este trabalho visa compreender a percepção ambiental dos pescadores tradicionais da região litorânea do município de Laguna, Santa Catarina, sobre os elementos da paisagem natural e antrópica em suas dimensões de conflito e estética. Metodologicamente pautado na pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, traz narrativas dos pescadores, vivências e observações de campo. Integramos à interpretação a análise textual discursiva/qualitativa, contemplando as dimensões observadas. Entre os resultados, destacamos a percepção de paisagem como natureza e lugar onde se vive; como principal alteração da paisagem, apontamos particularidades para as comunidades estudadas, com destaque para o processo de adensamento humano gerado pelo turismo e as alterações nas áreas de lagoas. A incorporação do conhecimento da percepção ambiental dos sujeitos acerca da paisagem pode favorecer ações de Educação Ambiental mais efetivas e comprometidas com a formação/reconstrução de valores, mudanças atitudinais, construção de saberes e com a formação de cidadãos.

Referência(s)