
A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
2016; Escola de Música da UFMG; Issue: 34 Linguagem: Português
10.1590/permusi20163407
ISSN2317-6377
AutoresMaurício Érnica, Sergio Gómez-Molina,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoResumo Este artigo propõe uma abordagem para o estudo de canções populares que articula a análise sócio-histórica - que diz respeito às relações da obra com o espaço social - com as abordagens musical e linguístico-discursiva de sua estrutura interna, identificando e analisando os elementos responsáveis por produzir reações estéticas. Primeiramente, apresentamos referenciais teóricos baseados, sobretudo, nas obras de Antonio Candido, Lev S. Vigotski, Carlos Sandroni, Simha Arom e Godfried Toussaint. Em seguida, analisamos um caso particular: o samba Portela na avenida, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, popularizado na gravação de Clara Nunes.
Referência(s)