Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O portfolio no ensino superior: práticas avaliativas em diferentes ambientes de aprendizagem

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Inglês

ISSN

1980-6248

Autores

Jurema Nogueira Mendes Rangel, Lina Cardoso Nunes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este estudo analisa o processo de avaliacao por meio do portfolio. Pauta-se em tres praticas instituidas nas disciplinas: Metodologia Cientifica, Educacao e Tecnologias da Informacao e Comunicacao e Psicopedagogia Institucional dos cursos de Odontologia, Pedagogia e Psicopedagogia Institucional e Clinica, respectivamente, ministradas na Universidade Estacio de Sa, desde 2001. Os dados foram coletados atraves de registros escritos pelos alunos. Resultados: Os odontologos demonstram dificuldade na apropriacao do portfolio como forma de acompanhar sua producao; na pos-graduacao em Psicopedagogia Institucional e Clinica, o portfolio e melhor aceito; na disciplina de Educacao e Tecnologias da Informacao e Comunicacao, o portfolio centra-se em praticas pedagogicas analogicas e digitais, mostrando diferentes aplicacoes. Conclui-se que e fundamental a apropriacao do portfolio pelos docentes, principalmente dos periodos seguintes, a fim de se discutir o sentido da avaliacao, na universidade. O portfolio sugere uma pratica interdisciplinar e propoe a aplicacao de tecnologias analogicas e digitais, visto estabelecer extensa rede cognitiva.Abstract:This study analyzes assessment by means of the portfolio. It is based on three practices instituted by the disciplines of Scientific Methodology, Education and Information and Communication Technology and also Institutional Psychopedagogy of the courses of Odontology, Pedagogy and Institutional and Clinical Psychopedagogy, respectively, at Estacio de Sa university, since 2001. The data were collected into students’ records, and the results are: the odontology students had some difficulty in using the portfolio as a tool to monitor their own production. In post-graduation in Institutional and Clinical Psychopedagogy, the portfolio is well accepted, but in the disciplines of Education and Information and Communication Technology, the portfolio is centered in analogical and digital pedagogical practices, showing its different applications. Our conclusion is that proper usage of the portfolio by professors is fundamental, especially from one study period to another, so that the sense of assessment can be discussed in university. The portfolio allows interdisciplinary practice and the application of analogical and digital technology, as it establishes a wide cognitive net.Key words: Portfolio. Assessment. Learning environment. Higher education

Referência(s)