
O legado de paulo freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores, no Brasil
2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 90; Issue: 224 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.507
ISSN2176-6681
AutoresAna Maria Saul, Antonio Fernando Silva,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO artigo apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana, durante os anos 90. Discute-se também, nesse texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.
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