Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O legado de paulo freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores, no Brasil

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 90; Issue: 224 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.90i224.507

ISSN

2176-6681

Autores

Ana Maria Saul, Antonio Fernando Silva,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O artigo apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana, durante os anos 90. Discute-se também, nesse texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.

Referência(s)