
Conhecimentos mobilizados por professores ao planejarem aulas sobre equações
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/zet.v23i44.8646541
ISSN2176-1744
AutoresAlessandro Jacques Ribeiro, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santo Oliveira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoFundamentado em resultados de pesquisas sobre a formação do professor, este estudo tem por objetivo investigar e mapear conhecimentos matemáticos de professores quando eles pensam e preparam aulas sobre equação. Tomamos por referencial teórico os estudos de Ball e colaboradores, em especial, as noções de “conhecimento do conteúdo e dos estudantes” e “conhecimento do conteúdo e do ensino”. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativa envolvendo um grupo de seis professores. Dentre os resultados, foram identificados elementos do “conhecimento de equação e dos estudantes”, tais como: a dificuldade de os estudantes caracterizarem o conceito de equação, além de elementos do “conhecimento de equação e do ensino”, como a valorização do contexto no momento de se preparar atividades de ensino sobre equação. Este estudo ratifica a relevância de se investigar professores envolvidos em sua própria prática, em especial, no momento de preparação de suas aulas.
Referência(s)