
CORRESPONDÊNCIA, GÊNERO E IMAGENS: PENSANDO A TRAJETÓRIA DA PINTORA ARTEMÍSIA LOMI GENTILESCHI
2016; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15448/2178-3748.2016.1.20290
ISSN2178-3748
Autores Tópico(s)Art History and Market Analysis
ResumoEste artigo integra um estudo sobre a trajetória de vida de Artemísia Lomi Gentileschi (1593-1654), por meio do qual buscamos entender sua atuação como mulher e como pintora. Trabalhamos com a produção pictórica de Artemísia, destinada principalmente à Corte da família Medici de Florença, e com sua correspondência, endereçada a negociantes de suas obras – entre eles mercadores, diplomatas, duques, membros de academias de arte e mecenas da Península Itálica. Ao analisarmos as fontes escritas e imagéticas fomos norteados por um questionamento: se o sujeito se constrói e se representa na escrita, poderia fazê-lo também em imagens? Além disso, o artigo se propõe a pensar como as questões de gênero se configuram na escrita e na obra pictórica de Artemísia Lomi Gentileschi. Realizamos uma investigação atrelada às discussões de gênero, pois entendemos que as relações de poder entre o feminino e o masculino são construídas culturalmente e que as identidades de homens e mulheres possuem origens sociais (SCOTT, 1990).
Referência(s)