Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Transtornos do Espectro do Autismo: Avaliação e Comorbidades em Alunos de Barueri, São Paulo

2016; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15348/1980-6906/psicologia.v18n1p166-177

ISSN

1980-6906

Autores

ALINE HELEN CORRÊA GARCIA, M.M. Viveiros, José Salomão Schwartzman, Décio Brunoni,

Tópico(s)

Language Acquisition and Education

Resumo

Resumo: Entre 20% e 30% dos individuos encaminhados com suspeita diagnostica de autismo para avaliacao por equipes multidisciplinares, tem o diagnostico descartado. Entre os casos positivos, 15% a 20% apresentam comorbidades geneticas e/ou ambientais. Entre setembro de 2011 e dezembro de 2014, foram avaliados 151 escolares da rede municipal de ensino de Barueri (SP) com o objetivo de validar a suspeita diagnostica de transtorno global do desenvolvimento e investigar comorbidades geneticas e ambientais. Avaliacao: anamnese perinatal, crescimento e desenvolvimento, historico de saude, comorbidades (anoxia perinatal, prematuridade, infeccoes e defeitos congenitos, sindromes geneticas, deficiencia intelectual, epilepsia); escalas de triagem Inventario de Comportamentos Autisticos (Autism Behavior Checklist – ABC) e Questionario de Avaliacao de Autismo (Autism Screening Questionnaire – ASQ). O metodo utilizado foi o de estudo de caso com a documentacao disponivel. Os principais resultados alcancados foram a exclusao do diagnostico de TEA em 44 criancas (30%). Dentre os alunos com TEA, 22 (21%) apresentaram diversas comorbidades de causas geneticas e ambientais. Conclusoes: 1. o diagnostico de autismo registrado pelas escolas deve ser validado; 2. equipes academicas interdisciplinares podem efetuar parcerias com sistemas educacionais; 3. protocolos clinicos basicos e disponiveis em nosso meio sao eficazes tanto para validar o diagnostico como para conhecer melhor o perfil cognitivo?comportamental e as condicoes gerais de saude dos alunos com autismo. Palavras?chave: autismo; comorbidades; avaliacao; diagnostico; escolares.

Referência(s)