Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tema gerador e a relação universidade-escola: percepções de professoras de ciências de uma escola pública em Ilhéus-BA

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2016v9n1p3

ISSN

1982-5153

Autores

Polliane Santos de Sousa, Ana Paula Solino Bastos, Priscila Figueiredo, Simoni Tormöhlen Gehlen,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p3Investigam-se contribuições e dificuldades identificadas por professoras da Educação Básica na construção de atividades didático-pedagógicas, a partir de um Tema Gerador, em conjunto com um grupo de estudos da Universidade Estadual de Santa Cruz. Os procedimentos metodológicos incluem a construção de um diário reflexivo e a realização de entrevistas semiestruturadas, junto com as professoras. A análise das informações foi orientada pela Análise Textual Discursiva, que permitiu a construção das categorias: a) Condições para o planejamento e implementação da proposta baseada em Tema Gerador e b) Parceria universidade-escola. Entre os resultados, destacam-se as seguintes dificuldades das professoras: falta de tempo, seja para o planejamento em conjunto ou para a implementação de atividades em sala de aula e a necessidade de adaptar as atividades baseadas em temas para diferentes turmas. Quanto às contribuições, destacam-se a parceria com o grupo de estudos para aproximação dos resultados da pesquisa em Ensino de Ciências da Educação Básica e a abordagem de Temas Geradores para a formação dos educandos.

Referência(s)