Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tipologias de gênero feminino no discurso eleitoral. O caso da esquerda brasileira em 2014

2016; University of León; Issue: 11 Linguagem: Português

10.18002/cg.v0i11.3641

ISSN

2444-0221

Autores

Alice Marques Moreira Lima, Luciana Panke,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

<p>A partir de tipologias criadas por Panke (2015) para pesquisas relacionadas a campanhas femininas, temos o objetivo de analisar o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral da candidata à presidência da República no Brasil, em 2014, Luciana Genro, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Por meio da interpretação do conteúdo audiovisual exibido nos programas, verificamos como as categorias “guerreira”, “mãe” e “profissional” se apresentaram no discurso eleitoral da candidata. Verificamos que a tipologia “guerreira” esteve em evidência durante 92% do tempo de exibição total dos vídeos.<strong></strong></p>

Referência(s)