
Tipologias de gênero feminino no discurso eleitoral. O caso da esquerda brasileira em 2014
2016; University of León; Issue: 11 Linguagem: Português
10.18002/cg.v0i11.3641
ISSN2444-0221
AutoresAlice Marques Moreira Lima, Luciana Panke,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo<p>A partir de tipologias criadas por Panke (2015) para pesquisas relacionadas a campanhas femininas, temos o objetivo de analisar o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral da candidata à presidência da República no Brasil, em 2014, Luciana Genro, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Por meio da interpretação do conteúdo audiovisual exibido nos programas, verificamos como as categorias “guerreira”, “mãe” e “profissional” se apresentaram no discurso eleitoral da candidata. Verificamos que a tipologia “guerreira” esteve em evidência durante 92% do tempo de exibição total dos vídeos.<strong></strong></p>
Referência(s)