
O Princípio Fundamental da Contagem: alunos de quinto ano construindo o raciocínio combinatório
2016; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v7i2.1147
ISSN2179-426X
AutoresJosé Fernando Fernandes Pereira, Edda Curi,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoÉ propósito deste artigo, identificar como as crianças de uma classe de quinto ano, de uma escola da rede pública estadual, transitam por situações-problema que envolvem o raciocínio combinatório. Para tanto, foram implementadas sequências de atividades que nos permitissem essa avaliação. A metodologia utilizada é de análise documental, por meio de pesquisa nos protocolos dos alunos, buscando vestígios de seus encaminhamentos e categorizando essas resoluções com o propósito de inferir resultados que nos indicassem reavaliar, ou não, nossa abordagem. O referencial teórico que sustenta o trabalho é a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de matemática nessa turma, nossa proposta consolida o desenvolvimento profissional da professora envolvida. Esta pesquisa tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior – CAPES.
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