Artigo Acesso aberto

Como se Formulam as Perguntas na Dança-Teatro de Pina Bausch?

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21604/2177-8841/moringa.v7n1p227-235

ISSN

2177-8841

Autores

Susanne Schlicher,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Pina Bausch compunha suas pecas seguindo principios de montagem, colagem, metodos de filme como diminuir e cortar. Ela aplicava principios composicionais musicais a cenas isoladas e a movimento, tanto quanto a dramaturgia da peca toda: tema e contra-assunto, tema e variacao, contraponto, cânone, leitmotif, crescendo e decrescendo. A composicao musical esta presente na montagem de elementos unicos, acoes e cenas, caos e estrutura em harmonia e ao mesmo tempo. As pecas seguem a dialetica da unidade e abertura, estrutura hermetica e liberdade, circulo e linha em todos os niveis. O quebra-cabeca associativo da ao publico a liberdade de interpretacao. Voce pode sempre ver de outro modo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX