
Satisfação no Trabalho: Um estudo na Agência da Caixa Econômica Federal de Cícero Dantas - BA
2016; Persona Institute of Higher Education; Volume: 10; Issue: 30 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v10i30.428
ISSN1981-1179
AutoresAnderson Ribeiro Paixão, Milka Alves Correia Barbosa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar o nível de satisfação no trabalho dos empregados de uma agência da Caixa Econômica Federal no Estado da Bahia. O referencial teórico que deu suporte ao estudo discute os conceitos e teorias relacionados à satisfação no trabalho. Trata-se de um estudo de caso com análise qualitativa e quantitativa de dados. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário da Escala de satisfação no trabalho (EST) em sua versão completa de 25 itens e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam que os trabalhadores da agência pesquisada estão satisfeitos quanto a satisfação geral no trabalho. A entrevista revela que os participantes sentem elevada satisfação com os colegas de trabalho, por outro lado, os participantes revelaram críticas quanto às condições de trabalho e quantidade de funcionários insuficiente. Corroborando os resultados da entrevista, os dados apresentados pelo questionário EST revelaram que a dimensão que obteve o maior índice de satisfação foi a dimensão “satisfação com os colegas” e a dimensão que obteve o menor índice foi a dimensão “satisfação com a natureza do trabalho”.
Referência(s)