A Importância de Oficinas Pedagógicas no Ensino-aprendizagem de Alunos Surdos
2015; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18226/23185279.v3iss3p139
ISSN2318-5279
AutoresPaula Cristina Cristina de Oliveira Vons, Janete Maria Scopel, Luciana Scur,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoAs oficinas pedagogicas inclusivas podem ser utilizadas como estrategias de ensino para que os alunos surdos se integrem a sociedade, permitindo que usufruam de metodologias de ensino diversificadas, favorecendo que se tornem cidadaos plenos em seus direitos e deveres de acordo com as suas potencialidades. A fim de construir os conhecimentos de maneira coletiva, foram desenvolvidas oficinas pedagogicas inclusivas como metodologia do projeto “O Museu de Ciencias Naturais vai a Escola: uma proposta de educacao inclusiva”, que objetivou sensibilizar os alunos surdos da Escola Municipal de Educacao Especial Helen Keller de Caxias do Sul/RS sobre a importância da preservacao ambiental. As oficinas realizadas permitiram autonomia na construcao dos conhecimentos, pois relacionaram a teoria com a pratica, criando situacoes onde os alunos deixaram de serem somente receptores da aprendizagem. Foram realizadas oficinas como jardim suspenso, compromisso ambiental, jardim sensorial, animais em origami, boneco ecologico, fantoche de peixe e terrario. Participaram dessas atividades os alunos de 1o a 9o anos e EJA do Ensino Fundamental, contemplando 102 participantes. Durante as oficinas foram realizados questionamentos, incentivando os alunos a compartilhar os conhecimentos previos com os colegas e possibilitando a esses adquirir novas informacoes ambientais, tornando a aprendizagem significativa. As oficinas pedagogicas devem ser utilizadas como ferramentas de apoio na sala de aula, sendo trabalhadas de modo continuo e interdisciplinar. Com isso, os alunos surdos se sentirao valorizados e produtores dos seus conhecimentos e vivenciarao atividades diferenciadas reconhecendo a importância da aprendizagem para o seu dia a dia. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v3iss3p139
Referência(s)