
Comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/1981-8920.2016v21n1p230
ISSN1981-8920
AutoresFrancisca Arruda Ramalho, Hanna Hamad, Ítalo José Bastos Guimarães,
Tópico(s)Information Science and Libraries
Resumo<p><strong>Introdução:</strong> O processo de busca de informação relaciona-se com as necessidades do indivíduo e o modo como ele procura a informação necessária a suprir sua lacuna cognitiva, apreendendo informação e transformando-a em conhecimento, envolvendo habilidades intelectuais como a decodificação e interpretação, possibilitando estabelecer uma relação entre o conhecimento existente e o proveniente de novas informações.</p><p><strong>Objetivo:</strong> Analisar do comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (NEDESP).</p><p><strong>Metodologia: </strong>Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado com dez usuários deficientes visuais. O modelo de comportamento de busca da informação desenvolvido por David Ellis norteou a realização da pesquisa.</p><p><strong>Resultados: </strong>Os apontamentos demonstram que as principais necessidades de busca de informação estão associadas às atividades acadêmicas, como seminários, provas e elaboração de artigos. No processo de busca, os discentes usam a <em>internet</em> como principal fonte de informação. A adequação da informação com a necessidade do usuário é realizada através da busca por fontes seguras, confiança nos amigos, filtragem das informações relevantes, disseminação da informação por várias pessoas e consolidação da informação. As maiores dificuldades encontradas são a falta de acessibilidade em <em>sites</em> na <em>internet</em> e a ausência de materiais disponíveis em <em>braille</em>.</p><strong>Conclusões:</strong> É necessário adotar medidas corretivas, preventivas e assistivas, pela Universidade, para suprir as lacunas informacionais e adequação as reais necessidades dos deficientes visuais.
Referência(s)